O avanço tecnológico transformou diversas áreas da comunicação — e com o marketing OOH (out of home) não foi diferente. As marcas deixaram de apenas divulgar produtos e passaram a investir em experiências para seus públicos.
Com isso, surgiram novidades que ampliam as possibilidades de resultados, especialmente para pequenos e médios negócios. Hoje é possível acessar recursos antes restritos a grandes empresas.
Quer entender mais sobre o tema? Continue a leitura para descobrir quais são as principais tendências de marketing em anúncios OOH e como elas podem ser aproveitadas por sua empresa!
Digitalização total dos painéis
Quando se trata de mídia exterior, é preciso trabalhá-la de forma dinâmica e acessível, afinal de contas, ela alcança públicos distintos e em diferentes momentos. No caso de um painel fixo, a atualização é mais limitada, o que pode tornar mais difícil acompanhar eventos ou situações do momento.
Nesse sentido, a expansão dos painéis digitais transforma o OOH em uma mídia flexível e democrática. Isso porque ela permite testar rapidamente diferentes abordagens, ajustar horários e aproveitar formatos variados, o que seria inviável em painéis fixos.
Em painéis tradicionais, marcas maiores tendem a ocupar o espaço por mais tempo. Já nos digitais, pequenos e médios negócios ganham mais flexibilidade para aparecer no mesmo ambiente, com ajustes rápidos e investimento mais controlado.
Uso de dados para segmentação
Entre as tendências de marketing em anúncios OOH está a segmentação por meio de dados. A tecnologia permite focar divulgações com base em informações demográficas e comportamentais, avaliando o público e identificando mensagens com maior chance de engajamento no contexto daquele local.
Assim, é possível entregar campanhas inteligentes que considerem o fluxo e o contexto urbano em que o painel digital está inserido. Além disso, quando se tem, por exemplo, algum evento naquela região, pode-se trabalhar a segmentação voltada para aquele grupo específico no período.
Esse elemento aumenta a precisão e ajuda as PMEs (pequenas e médias empresas) a falarem com as pessoas certas no momento mais adequado. Essa caraterística aumenta a relevância da comunicação e favorece melhores resultados.
Integração do OOH com estratégias digitais
Outro movimento que vem ganhando força é a integração das mídias exteriores com o marketing online. Dessa forma, as diferentes abordagens não precisam ser empregadas isoladamente, mas devem fazer parte do mesmo plano de sucesso empresarial.
Conforme estudo de 2023 da Kantar IBOPE Media, 89% dos brasileiros consomem mídia OOH. Considerando que nove a cada dez pessoas do país têm acesso à internet em casa — segundo dados de 2024 da Agência Brasil —, unir ambas as estratégias é uma postura inteligente.
Assim, alguém que tem acesso a um anúncio por meio do painel pode, em um próximo momento, se deparar com uma propaganda digital da mesma marca. Isso aumenta a repetição da mensagem, favorecendo lembrança e reconhecimento da marca.
Ações orgânicas em redes sociais e tráfego pago são algumas das práticas que ajudam nessa integração e ampliam o alcance. Portanto, quando bem trabalhadas, elas têm grande potencial de aumentar a performance da campanha.
Automação e autosserviço
A acessibilidade é um dos benefícios mais valorizados pelas PMEs. Logo, a automação e o autosserviço possibilitados pelas mídias OOH despertam o interesse.
Plataformas como o Aqui Ads são alguns exemplos dessa tendência de marketing. Elas reduzem etapas manuais do processo, pois permitem que o próprio empreendedor defina sua campanha em poucos cliques.
Basta acessar o site, para:
- escolher, por localização geográfica, as telas em que o conteúdo será exibido;
- definir o tempo de veiculação de cada anúncio;
- enviar ou criar a arte diretamente na plataforma;
- acompanhar as métricas em tempo real.
Dessa maneira, há mais democratização da mídia e maior autonomia para os negócios no que diz respeito aos seus anúncios. Além disso, essa é uma alternativa para testar diferentes formatos e escalar com boa eficiência no uso de tempo.
Criatividade em microformatos
A rotina nas cidades é acelerada, fazendo com que as pessoas passem por inúmeros estímulos visuais enquanto se deslocam — o que faz da objetividade um fator decisivo no OOH.
Por isso, trabalhar com microformatos — mensagens curtas, diretas e com forte apelo visual — se tornou uma tendência relevante no OOH.
Para as PMEs, a abordagem faz sentido, pois uma frase clara, uma identidade bem definida e um visual de impacto já colocam a marca na memória do público. Vale apostar em uma comunicação enxuta e com alta capacidade de atrair atenção mesmo em poucos segundos de contato.
Ainda, as campanhas simples são mais rápidas de ajustar e facilitam testes constantes. Esse dinamismo permite que pequenos e médios negócios encontrem a linguagem que melhor funciona para seu público e construam presença consistente no trajeto das pessoas.
Apoio da inteligência artificial
Não há como deixar de abordar as ferramentas de IA (inteligência artificial). Elas já impactaram todo o mercado, sendo também interessantes no marketing e na forma como se criam campanhas publicitárias.
Um dos seus benefícios mais significativos é a otimização do tempo de desenvolvimento, possibilitando a elaboração rápida de anúncios. Outro ponto que merece destaque é sua capacidade de facilitar a criação de conteúdos adaptados ao perfil do público-alvo.
Por fim, a inteligência artificial é uma tendência de OOH acessível a todos. Ao utilizar o Aqui Ads, por exemplo, você conta com uma ferramenta de IA integrada e intuitiva. Ela oferece a possibilidade de criar anúncios rapidamente e alinhados ao perfil do seu público.
Neste conteúdo, você conheceu as principais tendências de marketing em OOH e como elas podem apoiar o crescimento de pequenos e médios negócios. Com essas informações, vale conhecer soluções práticas para aplicar essas estratégias no seu dia a dia.
Acesse o site do Aqui Ads e veja como a plataforma pode ajudar sua empresa a planejar, criar e acompanhar campanhas em mídias digitais externas!



